Tratamento Bucal

Tratamento Bucal

Alguns animais têm mais tendência para o acúmulo do tártaro, necessitando de remoção das placas bacterianas (acúmulos de restos de alimentos), manchas e tártaros, com aparelhos de ultrassons, mais frequentes.

O tártaro refere-se ao endurecimento da placa dental, formada pela presença de saliva, detritos e minerais. A superfície da placa dental provê um meio ideal para o crescimento de bactérias, o que pode ameaçar a saúde da gengiva e dentes, sendo assim, o tártaro pode causar inchaço, sangramento e enfraquecimento da gengiva.

Tártaro pode ser de duas formas. O tártaro supragengival (fora da gengiva) é um depósito visível que se forma sobre o dente. Tártaro subgengival (dentro da gengiva) forma bolsas entre o dente e gengiva, e é mais danoso, uma vez que facilita crescimento mais rápido de bactérias.

A melhor forma de prevenir o acúmulo de tártaro é fazer visitas ao médico Veterinário para Tartarectomia, pelo menos duas vezes ao ano. Fatores como idade, raça, tipo de fratura e até a alimentação dada ao animal influenciam na calcificação. O tempo de recuperação para cães e gatos dura de 45 a 90 dias. Nesse período o bichinho deve ficar o mais quieto possível, pois caso o animal não receba o tratamento adequado pode ficar com a pata torta ou, em casos graves, necessitar amputar a patinha.

Sempre após um acidente, os primeiros socorros prestados ao animal, devem ser feitos com cautela e rapidez. O animalzinho deve se carregado com cuidado. O dono do animal não deve mexer na pata machucada para evitar o risco de levar uma mordida. Em caso de fratura exposta, o ferimento deve ser coberto com um pano limpo.

Enfim, fraturas em geral, distúrbios do Crescimento; displasia Coxo-Femoral; displasia de Cotovelo, lesões ou traumas ocorrem com freqüência tanto em cães como gatos. A ortopedia veterinária e nós da Clínica Veterinária Vida Animal pretendemos diagnosticar e tratar as diversas alterações músculo-esquelético dos animais, fazendo-os receber a terapêutica adequada, com objetivo de retorno à suas atividades normais, melhorando ou mantendo qualidade de vida para cada um especificamente, de acordo com cada caso clínico.