Ecodoppler

O ecodoppler vascular é um exame que utiliza ondas de ultrassom e permite analisar o fluxo de sangue que circula nos vasos sangüíneos (veias e artérias), por isso, também é chamado de ultrassom vascular.

O ecodoppler vascular não exige jejum ou outro cuidado especial para a sua realização.

Indicações:

– O ecodoppler arterial é indicado para diagnosticar e quantificar o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias, causando um estreitamento das mesmas). As principais manifestações da aterosclerose, nas quais, o ecodoppler vascular é utilizado, são: a doença vascular cerebral (ecodoppler de carótidas e artérias vertebrais), doenças da aorta e doença arterial periférica  (ecodoppler de artérias renais, mesentéricas e dos membros inferiores).

O ecodoppler de carótidas é muito utilizado para avaliar se há um espessamento do revestimento  interno destas artérias (espessura médio-intimal). O aumento da espessura médio-intimal é uma evidência incial de aterosclerose.

Além da aterosclerose  e as suas complicações, como a trombose, o ecodoppler vascular arterial também é indicado para diagnosticar outras doenças, como as embolias (deslocamento coágulos ou vegetações que se desprendem do coração e obstruem as artérias), os aneurismas (dilatações anormais das artérias) e as más formações congênitas.

– O ecodoppler venoso é indicado para o diagnóstico de trombose venosa profunda (formação de coágulos nas veias profundas, os quais que podem  se deslocar em direção  à circulação dos pulmões, acarretando um tromboembolismo pulmonar).

O ecodoppler venoso ainda permite avaliar as veias superficiais e as veias perfurantes (estas últimas  ligam  as veias  superficiais com as profundas), avaliando melhor os quadros de insuficiência venosa (varizes dos membros inferiores), os quais podem causar edema (inchaço) e desconforto nos membos dos animais.