Principais motivos que provocam agressividade

Vamos recapitular as causas mais comuns para agressão canina. Se o seu cachorro fica agressivo ou reativo quando exposto a alguma dessas causas ambientais, você deve consultar um especialista em comportamento, qualificado e experiente, que empregue técnicas de modificação de comportamento amigáveis e cientificamente válidas. Por isso a sociabilização do filhote é tão FUNDAMENTAL, para que seu cão acostume com diferentes estímulos, evitando assim o problema da agressividade no futuro.

Manipulação

Muitos cães respondem agressivamente ao serem manipulados de determinadas maneiras. Causas comuns para agressão de manipulação incluem:
• Ser pego
• Cortar as unhas
• Banho
• Escovação

O mesmo é válido para vários exames e procedimentos veterinários, incluindo, mas não se limitando a:
• Exames dos olhos
• Exames dentais
• Exames das orelhas
• Expressão da Glândula Anal
• Injeções de todo tipo
• Uso de medicações
• Ser imobilizado para exames
• Ficar na mesa de exames
• Limpeza das orelhas
• Ser tocado

cachorro agressividadeFilhotes

Agressão maternal é comum em todas as espécies. Biologicamente, o objetivo de toda vida é repassar genes por meio da reprodução. Por esse instinto ser forte e inerente a todos os animais, as mães são extremamente mais dispostas a proteger seus filhotes. Mesmo uma fêmea normalmente amigável pode considerar os estranhos como uma ameça aos filhotes e apresentar sinais emocionais para inibir futuras aproximações.

Invasão de território

Muitos cães acham que proteger a casa e propriedade é um trabalho muito importante. Territorialidade é uma extensão do recurso de guarda e proteção, quando toda a casa se torna um recurso valioso que deve ser protegida de intrusos a qualquer preço.

Guarda de recursos

Guardar recursos é um comportamento natural. Cães que protegem recursos vêem a aproximação de pessoas ou humanos como uma ameaça ao que eles consideram valioso – seja a propriedade, o dono, uma refeição, um brinquedo ou o local favorito para dormir. Veja aqui como acabar com esse problema de possessividade.

Agressividade com outros cães

A agressão direcionada a outros cães pode ter uma variedade de manifestações e causas:
1. Agressão Intersexo – Agressão intersexo acontece em relação a outros cães do mesmo sexo. Essa tendência é mais comum em cães sexualmente intactos e é um recurso geralmente guardado para vantagem reprodutiva.
2. Agressão de tipo-específico – Agressão de tipo-específico ocorre quando um cão tem um déficit de socialização com cães de um tipo físico específico (cães grandes, por exemplo) ou um histórico de experiências negativas com um cachorro de um tipo específico.
3. Agressão de Comportamento-específico – Os cães, como as pessoas, não vão sempre tolerar o comportamento rude de outros cães. Muitos cães não vão hesitar em usar a voz, o corpo e/ou os dentes para dizer a um cão “saia!”

Movimento

Por serem predadores, os cães são rápidos para perseguir e morder coisas que se movem depresa e/ou de forma imprevisível. Animais de movimentos rápidos (esquilos, pássaros, gatos etc.) são alvos frequentes. Causas humanas para reatividade ao movimento incluem bicicletas, skates e carros. Por isso é tão importante acostumar desde filhote a estar em ambientes com esses elementos.

Frustração

A frustração é outra causa comum da agressão canina. A frustração gera stress, o que contribui para a agressão. A agressão por frustração geralmente se forma em relação a barreiras, como coleiras ou cercas. O cão pode querer verificar uma pessoa ou cachorro do outro lado da cerca, e fica frustrado por não conseguir. Ele pode redirecionar sua agressão para um animal ou humano familiar como resultado. Agressão por frustração também pode ocorrer em relação a inação, quando o incentivo é removido para um comportamento previamente estimulado. Se latir sempre funcionou para ganhar atenção, mas de repente o dono passa a ignorar, o cão pode querer testar se mordiscar é um jeito mais eficiente de chamar a atenção.

Grupos específicos de pessoas

Os cães podem ser agressivos com grupos específicos de pessoas com características em comum – homens com barbas, crianças pequenas, indivíduos com mobilidade reduzida, e até mesmo pessoas com determinado perfume.
Como pode ver, as causas da agressão em um cão podem variar muito. A resposta de um cão a um estímulo será positiva de acordo com as experiências positivas que ele teve com esse estímulo, especialmente durante os períodos críticos de desenvolvimento da fase filhote. A resposta de um cão a um estímulo será negativa por a) falta de exposição e b) experiências desagradáveis na presença desse estímulo.

Como já dissemos, 90% dessas causas podem ser evitadas se o cão acostumar com diferentes estímulos desde filhotinho, quando está receptivo para as experiências da vida. Sociabilizando seu cão corretamente, você provavelmente não terá esses problemas.

Fonte:  http://tudosobrecachorros.com.br

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
×