Existem muitos motivos pelos quais um gato não gosta da sua caixa de areia. Um dos motivos mais importantes, e felizmente, o mais fácil de resolver, é que a caixa está simplesmente suja. Os nossos amigos felinos colocam vários termos com relação aos hábitos de limpeza da caixa higiênica, mas em algum ponto todos os gatos irão parar e dizer “Sem chance!”.
Alguns gatos, assim como algumas pessoas são mais incomodados com as condições sanitárias e pararão de usar suas caixas mais cedo do que outros. Caixas sujas são o equivalente para o gato ao banheiro público com papel higiênico no chão e vaso sem descarga – você não vai querer usar! Uma extensão deste problema pode ser no pouco número de caixas para seus gatos – a regra de ouro é, no mínimo, uma caixa a mais de areia do que o número de gatos na casa.
As caixas de areia devem ser limpas pelo menos uma ou duas vezes por dia, e é ainda melhor se você puder limpá-la assim que o seu gato terminar seu negócio. Existem caixas auto limpantes disponíveis que usam um sensor para dizer quando um gato entrou e saiu dela. Ao mesmo tempo que elas são ótimas para manter a tarefa de limpeza longe dos humanos, elas tendem a assustar, pelo menos, alguns gatos e não seria uma boa escolha para um gato tímido. Além de limpar diariamente, é importante mudar regularmente a caixa de areia (duas vezes por semana para a areia não se juntar, mensalmente, a areia toda) e lavá-la com água e sabão. Caixas plásticas também devem ser substituídas uma vez por ano, por causa das arranhadas que elas recebem durante o uso regular e que podem reter odores e resíduos.
- (31) 3592-3988 / (31) 98634-0922
- [email protected]
- Atendimento clínico 24 horas