Saiba os perigos de medicar seu pet em casa
20 de outubro de 2016
Como adestrar seu cão
4 de novembro de 2016

7 atitudes de um dono responsável de gato

1) Colocar tela em todas as janelas

Parece óbvio, eu sei. Como um bom pai/mãe de gato, você já deve ter tela em todas as suas janelas. Mas… e aquela janelinha beeem pequenininha lá do banheiro? E a da lavanderia? Pois é. Muitas vezes deixamos de telar alguma janela por ser pequena demais, pelo risco que corremos ao furarmos a parede (como um cano estourar, por exemplo), por ser do tipo que “abre para fora” (e que nos obriga a telar por dentro, de maneira que a tela fique totalmente aparente) ou, ainda, por acharmos que ela não oferece riscos ao nosso gato por ser de difícil acesso. Mas aí vem a bomba: a expressão “difícil acesso” não existe no vocabulário dos gatos, ela dá lugar para a palavra “desafio”. Quando nossos gatinhos querem muito alcançar algum lugar, eles ficam tão determinados que acabam, na maioria das vezes, conseguindo. Aquela janela sem tela pode parecer inacessível para o seu felino, mas vai por mim: coloque a tela ali também.

gato miando

2) Castrar

Para muitos, esse assunto ainda é polêmico. Não é difícil escutarmos tutores falando que não querem castrar seus gatinhos por terem dó. No entanto, não há motivo algum para isso. Pelo contrário! A castração não serve apenas para evitar a procriação (e, consequentemente, ajudar no controle populacional). Ela é importante para a saúde dos nossos animais. Em linhas gerais, a castração previne doenças do trato urinário, alguns tipos de câncer e contribui para o bem-estar do nosso felino, uma vez que ele não ficará mais estressado por não poder seguir seu instinto de procriar. Clique aqui para saber mais sobre os benefícios da castração.

3) Atualizar as doses do antipulgas

Sem pulgas, sem antipulgas? Nada disso. A melhor forma de deixar as pulgas e carrapatos bem longe do seu felino é atualizando a dose do antipulgas conforme indica o fabricante. Para sabe quando você deverá dar a próxima dose, basta olhar na embalagem do medicamento. Prevenindo o surgimento de pulgas e carrapatos nos nossos pets, estamos prevenindo diversas doenças transmitidas por esses parasitas. Além disso, é importante lembrar que a maior parte das pulgas e carrapatos estão no ambiente, por isso devemos manter os antipulgas atualizados e caprichar na limpeza da nossa casa.

gato bebendo água

4) Garantir que seu gato está bebendo água

Nossos gatinhos bebem pouca água por natureza. No entanto, esse hábito pode ser prejudicial para a saúde dos nossos companheiros. Como ajudá-los? Trocar a água com frequência, de maneira que ela esteja sempre fresca, é uma ótima dica. Oferecer ração úmida (cujo teor de umidade é de 80%) ao invés da seca, também. Outra dica interessante são as fontes, que oxigenam a água e, por isso, ela fica sempre fresquinha.

5) Oferecer petiscos com moderação

Nossos gatinhos adoram, e a gente sabe bem disso. Mas, quando oferecidos em excesso, os petiscos podem não ser uma boa ideia, já que contribuem para o aumento de peso. Uma boa dica é usar os petiscos no adestramento como recompensa de comportamentos que queremos reforçar.

6) Manter a caixinha limpa

Tá aí uma coisa que os gatos detestam: bandeja sanitária suja. Nossos gatinhos são animais extremamente limpos e, por isso, não suportam se deparar com suas caixinhas sujas. Além disso, deixar a bandeja suja pode trazer consequências como: mau cheiro nas patinhas, estresse e xixi fora do lugar.

gato veterinário

7) Levar ao veterinário (não só quando o pet está doente)

De quanto em quanto tempo você leva seu bichano ao veterinário? Se você espera para visitá-lo apenas quando seu gatinho está apresentando algum sintoma diferente, saiba que o ideal é fazer visitas periódicas ao seu veterinário de confiança, justamente para prevenir doenças. Além disso, existem vacinas que devem ser atualizadas de tempos em tempos. Converse com seu veterinário e pergunte com qual frequência você deve levar seu gatinho para uma consulta de check up.

http://dicas.petlove.com.br/

Os comentários estão encerrados.