Afinal, todos os gatos costumam trocar o dia pela noite?

Saiba se os pets sentem a mudança de temperatura
2 de dezembro de 2015
Coisas maravilhosas que acontecem com você ao adotar
21 de dezembro de 2015

Afinal, todos os gatos costumam trocar o dia pela noite?

Esse comportamento é bem comum entre os felinos. Confira!

Não é raro ver um gato dando uma voltinha durante a noite, não é mesmo? Essa atitude, interpretada muitas vezes como fuga, acontece porque os felinos são animais de hábitos preferencialmente noturnos e possuem uma anatomia que ajuda nessa inversão de horário.

“O primeiro atributo que facilita esse comportamento é o grande número de bastonetes, que são células encontradas dentro do olho do bichano, responsáveis pela percepção dos movimentos na escuridão”, explica Claudia Terzian, médica veterinária, especialista em comportamento felino (SP).

Além dos fatores anatômicos, os pets usam a noite para colocar os seus instintos em prática: marcar território, procurar fêmeas para acasalar e caçar pequenos animais. Com a mudança de períodos, é fácil entender porque os felinos adoram tirar cochilos durante o dia.

“Diferentemente dos seres humanos, que precisam dormir oito horas, os gatos (e cães também) não fazem o ciclo contínuo do sono, e sim realizam pequenos ciclos que podem somar de 12 a 15 horas”, diz Claudia.

Então, fique tranquilo quando seu gatinho sair para dar uma volta, ok? Mas esteja sempre atento à sua saúde e comportamento.

 

 

Fonte: http://revistameupet.com.br/ 

Os comentários estão encerrados.