Como se prevenir do Zika Vírus, da Dengue e do Chikungunya

Fatores que podem desencadear a ansiedade de separação
26 de janeiro de 2016
Cachorro Agitado: O que fazer?
4 de março de 2016

Como se prevenir do Zika Vírus, da Dengue e do Chikungunya

Muito tem se falado em todos os jornais do país da forma de prevenção, porém nem sempre se fala das pessoas que tem animais de estimação em casa. Os potes de água dos animais são um grande foco para o Aedes aepypti, pois ali contém a água parada que é o que o mosquito precisa para colocar seus ovos.

O mosquito deposita seus ovos nas LATERAIS dos potes, por isso para prevenir, é preciso esfregar as laterais com uma esponja.

Veja o passo-a-passo da limpeza do pote de água (você pode limpar o pote de ração da mesma forma, secando bem após a limpeza para não molhar a ração). Você pode fazer a limpeza dia sim dia não.

01

 

1. Molhe o pote com água corrente
2. Use detergente ou sabão neutro
3. Esfregue com uma esponja todo o pote
4. Lave bem para tirar todo resíduo de sabão
5. Seque com uma toalha macia ou um papel toalha

Cachorro pode pegar dengue?

Aedes aegypti transmite doença que pode causar embolia pulmonar e morte em cães

aedes aegyptiPouco se fala sobre o mosquito Aedes aepypti e sua relação com os cães. O mosquito que transmite a dengue, o zika vírus e o chikungunya NÃO passa essas doenças para os cães, mas alguns pesquisadores afirmam que ele pode transmitir a dirofilariose, ou seja, o verme do coração.

Essa doença tem por consequência causar a embolia pulmonar e até a morte. O mosquito da dengue prefere o sangue dos seres humanos, mas também pode atacar cães. Se o mosquito estiver contaminado com a dirofilária, ele transmite o verme para o animal, que cai na corrente sanguínea e vai direto pro coração, começando imediatamente a causar danos ao animal.

Lembrando que a dirofilariose é principalmente transmitida pelo mosquito Culex (pernilongo comum) e a transmissão da dirofilariose pelo mosquito da dengue ainda não é comprovada. Isso porque em 10 anos de surtos de dengue principalmente no Rio de Janeiro, a incidência de dirofilariose não aumentou.

Fonte: Tudo Sobre Cachorros |http://tudosobrecachorros.com.br

Os comentários estão encerrados.