Por que a pupila do olho do gato muda de formato?

Correr atrás do rabo
10 de novembro de 2016
Como é a visão dos cães
7 de agosto de 2017

Por que a pupila do olho do gato muda de formato?

 

pupila olho gato

 

Os gatos ainda possuem hábitos selvagens tanto no comportamento, como em sua fisiologia. É comum gatos dormirem o dia todo e a noite começarem a brincar pela casa – o que deixa muito dono maluco na hora de dormir!

Isso acontece devido aos seus hábitos noturnos, principalmente para a caça na natureza. Para isso, os olhos dos felinos foram feitos para absorver a maior luminosidade possível, já que não enxergam formas tão bem quanto os humanos. Por terem hábitos noturnos, os olhos felinos possuem mecanismos que servem para melhorar a qualidade da visão, facilitando a caça noturna.

A pupila do olho do gato

Já que as pupilas possuem músculos que filtram a passagem de luz nos olhos, durante o dia elas se contraem e ficam em formato de filetes verticais, diminuindo a passagem da luz.

 

pupila fina

 

Quando seu gato está naquele banho de sol através da janela, suas pupilas se encontram tão finas que mal se nota. Neste momento pode-se notar que o gato também se encontra tranquilo, já que não precisa “ativar” sua máxima capacidade de captar luz para caçar – a não ser que algum passarinho passe pela janela!

Em ambientes escuros, as pupilas dilatam para aproveitar toda a captação de luz possível para o animal. No momento de caça ou brincadeiras, suas pupilas chegam a dilatar tanto que não é possível ver a cor da íris – neste momento sabemos que ele está se preparando para dar o bote!

Outro fator para ajudar a captar luminosidade para a visão dos felinos é o reflexo que a luz faz nos olhos deles, devido a um conjunto de células chamado Tapetum lucidum., este mecanismo aumenta a captação dos receptores da retina. É devido a isto que podemos observar o brilho nos olhos dos gatos à noite. Além disso, os gatos possuem uma visão panorâmica de 200 graus, tudo para minimizar possíveis surpresas na vida selvagem.

Ao brincar com um gato, fique de olho nos olhos dele, eles também dizem muito a respeito de sua intenção na brincadeira! Se as pupilas crescerem e ficarem bem redondinhas, é hora de recuar, pois ele está querendo brincar de caça!

pupila grande olho gato

 

Fonte: http://dicas.petlove.com.br/

 

Os comentários estão encerrados.