Quantas vezes tenho que passear com o meu cão e qual a duração de cada passeio?

Filhotes órfãos: dicas para alimentação e cuidados
30 de março de 2015
Como saber a idade do cachorro
28 de maio de 2015

Quantas vezes tenho que passear com o meu cão e qual a duração de cada passeio?

Todos os cachorros precisam passear diariamente, independentemente da raça. A caminhada com o cachorro serve para praticar exercícios físicos, promover os estímulos mentais e incentivar o cão a utilizar os seus instintos.

Além desses benefícios, o passeio com os cães é usado para reforçar os laços entre os diversos membros da matilha. Cães selvagens, por exemplo, caminham por horas diariamente em busca de comida.

Durante essa caminhada, uma ordem e relacionamento entre os membros da matilha é criada. Portanto, naturalmente, os cachorros dependem da caminhada diária para se relacionarem com outros membros da sua matilha, sendo que o passeio diário é um pré-requisito necessário para obter uma refeição. Donos de cães deveriam passear com os seus cachorros diariamente para reforçar o relacionamento entre eles e os seus cães. Similarmente, a refeição do cachorro deve ser dada, de preferência, depois da caminhada diária.

Quando devo passear com o cachorro?

Idealmente, cães deveriam caminhar por um período longo pela manhã e, períodos mais curtos no fim da tarde. O horário da caminhada é muito importante, considerando que caminhar com o cão em horários em que o sol está muito quente pode ser prejudicial à saúde do cachorro.

Em temperaturas muito quentes, os cachorro correm risco de queimar as suas patas no asfalto quente e sofrer de queimaduras na pele ou até mesmo de insolação. A caminhada matinal deve ocorrer todas as manhãs. Isso porque logo no começo do dia o cachorro está com com fome e mais energia para gastar.

Além disso, o passeio com o cão pela manhã o acalma durante o resto do dia e, portanto, é especialmente recomendado para cães que passam parte do dia sem o dono. Considerando que ao longo do dia, o cachorro normalmente recupera as suas energias e está ansioso para passear, o recomendável é que o dono passeie com o seu cão ao menos duas vezes ao dia.

Quem deve passear com o cachorro?

Como mencionado anteriormente, cachorros em uma matilha utilizam a caminhada diária para se aproximarem um do outro e reforçar a hierarquia da matilha. Por essas mesmas razões, é importante que o dono passeie diariamente com o seu cachorro, de forma a se posicionar como líder e estreitar o relacionamento com o seu cão.  Sendo assim, donos que contratam passeadores devem reservar pelo menos uma caminhada curta com o seu cachorro por dia para reforçar o seu relacionamento com o cão.

Por quanto tempo devo passear com o cachorro?

A duração do passeio com cachorro varia de acordo com fatores como: a raça, aidade, o estado de saúde, peso e deficiências, dentre outros. Algumas raças são mais energéticas e necessitam caminhadas de durações mais longas. De forma geral, os passeios de cachorro devem durar entre 30 e 60 minutos diariamente. Passeios mais longos, quando possível e dependendo da raça, são recomendados e ajudam o cão gastar mais energia. Para cães com pouca energia, o passeio diário pode incorporar alguns momentos de exploração de novos cheiros.  Similarmente, cuidados especiais devem ser tomados com cadelas prenhas.

Qual é a maneira correta de passear com o meu cachorro?

A caminhada é uma maneira de se relacionar com o seu cachorro e estabelecer confiança entre você e o cachorro. Por questões de segurança, é importante que o cachorro ande sempre do seu lado ou atrás de você e, principalmente em cidades, o cachorro deve sempre passear com coleira e guia.

O que levar para o passeio com o cachorro?

Alguns itens são essenciais para que o passeio com o cão seja bem sucedido. Alguns deles são: coleira, guia, sacolas plásticas para recolher as fezes do seu animal e água fresca. Em casos de passeios em locais que têm outros cães ou podem apresentar riscos para a saúde do cachorro (ie. trilha, cachoeiras, etc.), é recomendável também levar um kit de primeiros socorros.

Passear com cachorro melhora problemas de comportamento

Diversos cães apresentam problemas comportamentais por conta de excesso de energia. Com bastante energia para gastar, esses cães podem começar a latir, roer os móveis, ou até mesmo ser agressivos como forma de soltar essa energia. Cães que caminham diariamente, na quantidade de tempo recomendado pelos veterinários e especialistas, se exercitam fisicamente e mentalmente.

Sendo assim, eles ficam mais calmos quando chegam em casa da sua caminhada e são menos propensos a se engajarem em comportamentos indesejados. Caminhadas diárias também ajudam cães que sofrem de ansiedade da separação. Cansados, eles se sentem mais relaxados e calmos durante o dia.

 

fonte: http://www.linkanimal.com.br/

Os comentários estão encerrados.