Cães selvagens crescem em bandos e são socializados quase desde o nascimento. Um cão se socializa interagindo com outros cães e aprendendo os sinais verbais e a linguagem corporal. Os limites no bando são muito claros e cada filhote aprende a entender os mais velhos.
Cães domésticos também começam a socialização quando nascem e quando entram para uma família humana, começa a socialização com humanos. O período inicial de socialização de um cão é de quatro a 12 semanas. É durante esse tempo que as habilidades sociais são impressas neles e sua interação com outros cães e humanos é, com sorte, positiva. A socialização deve continuar na vida adulta. Mas muitos donos de cães escolhem adotar cães mais velhos que ás vezes não foram socializados.
Ao trazer um cão adulto para casa, é importante descobrir logo o quanto ele foi sociabilizado. A interação inicial dele com você irá mostrar – ele está assustado ou agressivo? Ele se afasta quando você se aproxima ou envia sinais de alerta, como pelos arrepiados? Quando você o leva para passear, ele fica nervoso com sons e visões diferentes? Ele se intimida com a presença de pessoas e outros cães? Se você encontrar algum desses sinais, é provável que ele não tenha sido sociabilizado em seus primeiros dias. Mas há muitas coisas que você pode fazer para socializar um cão adulto com outros cães e pessoas.
Socializando um cão adulto com outros cães
Saia com seu cachorro para observar
1. Vá até um parque para cães, mas não entre.
2. Deixe que o seu cão veja outros cães e observe o comportamento deles.
3. Sempre que um cachorro se aproximar, dê ao seu cão uma recompensa. Isso cria uma associação positiva com outros cães.
4. Se seu cachorro reagir agressivamente em relação a outros cães, se afaste um pouco e lentamente se movimente até que ele se acalme.
Não puxe o cão enquanto caminham
Quando passear com seu cão e um outro cão se aproximar, resista a puxá-lo pela coleira e a gritar com ele. Isso reforça a visão de outros cães como uma experiência negativa. Ao invés disso, distraia seu cão com uma recompensa ou um brinquedo, use o comando “Olhe pra mim!” e o elogie quando ele prestar atenção em você.
Vá a aulas de obediência
Aula de obediência para cachorros é uma ótima maneira de ajudar a socializar um cão adulto antes de tentar levá-lo a parques para cães. Como seu cão está aprendendo comandos, ele fica distraído a maior parte do tempo. Fale com seu treinador sobre o problema e ele pode apresentar seu cão lentamente para outros cães do curso. Esse é também um local seguro para seu cão aprender a interagir com outros humanos.
Socializando um cão adulto com humanos
O primeiro passo é socializá-lo com sua família. É melhor fazer isso lentamente. A paciência é uma qualidade aqui. Cães e humanos falam línguas diferentes, então ambos estão aprendendo a se comunicar.
Ignore seu cão
Quando seu cão correr pra se esconder de você, não vá atrás dele nem o puxe debaixo da cama. Ignore o cão e faça algo que o convença a sair, como brincar com seus brinquedos, ou frite um pouco de bacon. Cães são criaturas curiosas e sociais, e às vezes ficam entediados e solitários por si mesmos. Recompense com um pedaço de bacon quando ele sair.
Seja casual
É mais ou menos como quando um adolescente aparece com uma espinha na testa. Você não toca no assunto e age como se nada estivesse errado. Agindo como se o comportamento do seu cão não seja nada demais, você cria um ambiente mais calmo e um cão mais calmo. Assim, quando ele correr pras suas pernas porque alguém bateu à porta, continue fazendo suas coisas normalmente.
Apresente as pessoas devagar
Adicione no máximo uma pessoa por semana na vida do seu cão. Quando o conhecerem, faça com que ofereçam uma recompensa e falem com uma voz feliz, baixa e encorajadora. É melhor não usar um tom estridente que poderá estimulá-lo. Mantenha o cão na coleira de início, e não o force a chegar perto da pessoa. Deixe que ele leve seu próprio tempo.
O principal, ao socializar um cão adulto, é ser positivo e fazer com que cada experiência seja boa com elogios e recompensas. Correções não funcionam bem nesse caso e podem criar um cão mais nervoso. Com o tempo, seu novo companheiro se tornará tranquilo em casa e em público e será verdadeiramente um membro da família.
Fonte: http://tudosobrecachorros.com.br